As cinco categorias da faixa-preta do World Pro JJ Cup já tem campeões.
As finais acabam de ser disputadas em Abu Dhabi, nos UAE.
Até 65kg. No terceiro confronto entre os dois, finalmente Rafael Mendes conseguiu derrotar o tricampeão mundial Rubens Charles. Numa final movimentada e cheia de viradas no placar, o aluno de Ramon Lemos, em Rio Claro-SP, conseguiu uma queda com menos de 10 segundos para o final e levou o ouro por 6 a 4.
Até 75kg. Numa final entre dois atletas da mesma academia, pouco movimento. A decisão de permitir que companheiros de equipe se enfrentassem na final não foi a melhor para a combatividade. Michael Langhi e Marcelo Garcia fizeram uma luta monótona que terminou 0 x 0 até nas vantagens. O juiz deu a vitória para Langhi, que jogou sempre na guarda. O resultado deixou Garcia visivelmente contrariado.
Até 85kg. Tarsis Humphreys foi o carrasco da família Estima em Abu Dhabi. No absoluto, derrotou Bráulio e no peso venceu Victor. Na final, uma raspagem definiu a categoria.
Até 95kg. Outro carrasco da noite foi Rodolfo Vieira, o caçador de faixas-pretas. Primeiro bateu Bráulio na semifinal e na decisão não deu brechas para Antônio Peinado.
Numa luta dura, as ameaças de passagem de guarda garantiram três vantagens e o ouro para o faixa-marrom.
Acima de 95kg. E não teve revanche. Na reedição da final da seletiva brasileira, em março, Alexandre de Souza mais uma vez levou a melhor sobre Gabriel Vella. Uma raspagem no início seguida de uma quase montada e mais uma quase montada a seguir garantiram dois pontos e duas vantagens. Vella devolveu a raspagem, mas não deu tempo de empatar ou virar o placar.
O World Pro JJ Cup viveu uma noite de gala nesse sábado. Xeque Mohammad Bin Zayed Al Nahyan marcou presença no Tennis Court da Zayed Sports City e aplaudiu as lutas, principalmente a do faixa-azul Yahya Mansoor, soldado do exército do UAE, que ao garantir o ouro contra o egípcio Tarek Mattar bateu continência para o príncipe, se emocionou e emocionou a platéia.